A equipa da Unidade HIFU MRg em Portugal publicou os seus resultados iniciais de Tratamentos de Ultrassom Focado em Tremor Essencial guiados por Ressonância Magnética (HIFU MRg) na revista “Arquivos de Neuro-Psiquiatria”.
Este estudo observacional tem como objetivo apresentar os resultados dos primeiros cinco doentes com Tremor Essencial refratário submetidos a tratamento com HIFU MRg nesta unidade pioneira em Portugal. A equipa que assina o artigo (Nuno Vila-Chã, Clara Chamadoira, Rui Araújo, Domingos Oliveira e Joana Alves Costa) realiza uma revisão retrospectiva dos registos médicos.
A idade média dos doentes foi de 65,4 (26–84) anos e 60% eram do sexo masculino. Todos os doentes tinham história familiar de Tremor Essencial. A duração média da doença foi de 17,4 anos (variação de 10 a 24 anos), e a mão dominante era a mão direita.
Os resultados da única unidade HIFU MRg em Portugal indicam conclusões promissoras, com melhoria da qualidade de vida, bem como eventos adversos ligeiros e temporários. O tratamento conduziu a melhorias significativas tanto na pontuação da escala de avaliação clínica para o tremor, em 62%, como na pontuação composta para a mão tratada, em 73%. Todos os doentes experimentaram melhorias na funcionalidade e qualidade de vida, em 52%. Não foram observados eventos adversos graves e os que ocorreram durante e após o procedimento foram ligeiros e transitórios.
Estes resultados contribuem para o crescente corpo de literatura que suporta a eficácia e segurança do HIFU MRg como opção de tratamento viável para doentes com Tremor Essencial resistente a medicação.
DOI: 10.1055/s-0044-1788668